segunda-feira, 3 de junho de 2013

Cientistas fazem borboleta artificial voar

Da Vinci estava certo: É possível criar uma máquina de voar batendo asas! Pelo menos é isso o que concluíram pesquisadores japoneses ao criar uma borboleta artificial que imita os padrões de vôo incomuns da borboleta rabo-de-andorinha. Seu modelo é chamado de minúsculo ornitóptero (equipamento desenhado para voar batendo asas). Veja abaixo o vídeo do equipamento funcionando:



O que faz a rabo-de-andorinha ter um formato pouco comum entre as borboletas é o fato de possuir asas muito grandes em relação ao seu corpo pequeno. Dessa forma, ela precisa movimentar a asa menos vezes que as borboletas comuns, tendo um vôo num processo mais passivo. O projeto, dos cientistas Hiroto Tanaka e Isao Shimoyana, aproveitou o conceito para mostrar que é possível uma máquina voar  simplesmente batendo asas, sem dependência de outras características aerodinâmicas das borboletas.


Editora Globo

Borboleta Papilio machaon, conhecida como rabo-de-andorinha

Para fazer isso, a equipe de pesquisa construiu uma réplica realista da borboleta, até com membranas minúsculas e veias encontradas em suas asas. O vídeo mostra os resultados de seus esforços, com o ornitóptero voando brevemente para a frente. A ideia é que o experimento, publicado no periódico científico Bioinspiration & Biometrics, permita acumular conhecimento para que, no fututo, máquinas de bater asas sejam possíves para voar. 

Fonte dessa notícia:http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,ERT141758-17770,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário