quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Feriado Finado

Amigos,
em virtude do feriado de Finados não abriremos o borboletário para visitação este final de semana.
Gratos pela compreensão

Equipe Borboletário de Osasco
Secretaria de Meio Ambiente
Prefeitura de Osasco

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Atenção

Prezados amigos,
Informamos que no dia 28/10 (próximo domingo)  o borboletário não abrirá para visitas.
Grata
Equipe Borboletário de Osasco
Secretaria de Meio Ambiente
Prefeitura de Osasco

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Borboletas no Borboletário

Borboleta Heliconius erato phyllis
 

                                                  

A borboleta Heliconius erato phyllis recebe o nome popular de castanha-vermelha ou maria boba e é facilmente encontrada na zona de borda da mata, florestas abertas ou clareiras. Em dias de sol seu vôo ocorre entre as flores e próximo à terra.
No criadouro observamos que elas gostam de voar até o alto da cúpula e depois plana, usufruindo do ar quente até próximo das flores.


A lagartinha gosta de se alimentar das folhas de maracujá (Passiflora sp.) e os ovos, de onde saem as lagartinhas, são depositados nas gavinhas do maracujá.


Para a Biologia, esse inseto é um exemplo de mimetismo entre espécies e para a Ecologia, essa espécie é um importante indicador biológico de degradação ambiental.
Essas borboletas gostam de ficar juntas e escolhem um canto certo pra dormir, um hábito muito interessante de se observar.
Essa borboletinha é a mais nova moradora do nosso borboletário e já é bastante procurada pelos visitantes.

Abraços alados
Equipe Borboletário de Osasco
Secretaria de Meio Ambiente
Prefeitura de Osasco

Educarte Ambiental com Laurita Ferreira

Amigos,
fazer educação ambietnal com crianças não é tarefa fácil, em se tratando de borboletas . . . a coisa complica um pouco mais . . .


É difícil falar sobre ciclo de vida e importância ecológica dos insetos para 50 ou 60 crianças sem recorrer a alguma figura ou mesmo o próprio inseto.


Sabedores por experiencia dessas dificuldades que fazem parte do trabalho de monitoria em nosso criadouro, sempre usamos alguns artefatos para que as crianças visualizem o que queremos explicar pra elas. Depois da visualização, elas vivenciam . . .


Mas, antes mesmo da experiencia de interagir diretamente com as borboletas, atiçamos a imaginação dos pequeninos usando bonequinhos e, garantimos a todos, é uma experiência muito rica!



Para que tudo isso possa ocorrer, sempre contamos com a ajuda dos amigos do borboletário.
Em parceria com a artesã Laurita Ferreira, alguns bonecos foram feitos. Esses artifices nos ajudam a contar as historias das borboletinhas.



Por isso, hoje agradecemos à Laurita Ferreira, uma artesã que consegue transformar em arte o difícil ciclo de vida das borboletas.

Abraços Alados
Equipe Borboletário de Osasco
Secretaria de Meio Ambiente
Prefeitura de Osasco

Manacá-de-cheiro, a flor da Methona themisto

O manacá de cheiro era presença certa nos quintais das casas das vovós do início do século 20. Hoje não é tão fácil encontrar essa espécie nativa da Mata Atlântica em quintais, porque boa parte desses lotes cheios de pomares e flores deu lugar a apartamentos. “Vintage”, esses arbustos de flores brancas e roxas ou azuis podem ser cultivados em vasos.
 

Manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora)

“Porém, como seu perfume é bem forte, deve-se ter o cuidado de não plantá-lo próximo a dormitórios de crianças e de pessoas mais sensíveis”, explica o paisagista João Jadão, da Planos e Plantas.
Borboleta Methona themisto
 
Além de disseminar seu odor característico, o manacá é conhecido por atrair borboletas, a “borboleta do manacá” (Methona themisto), que se desenvolve exclusivamente nas folhas dessa planta. Portanto não se assuste se “brotarem” lagartas, além de flores de sua arvorezinha. Elas não fazem mal a planta, portanto, evite destruí-las.
Fonte: Blog Borboletasbr
Autor: João Angelo Cerignoni
 
 
Amigos,
Devido ao dia do funcionário público, comemorado em 28/10, o Borboletário não estará aberto a visitação neste domingo.

Abraços Alados

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Devido ao feriado Nacional de Nossa Senhora, o Borboletário não estará aberto a visitação pública entre os dias 12 à 14 de outubro.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Caros visitantes!

Devido as eleições municipais, que ocorrerão no dia 07/10/2012, o Borboletário não estará aberto a visitação!

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Borboletas no Borboletário

As borboletas-monarcas (Danaus plexippus) são nativas das Américas do Norte e do Sul. No século XVII, entretanto, espalharam-se para outras partes do mundo. As monarcas foram vistas primeiramente no Havaí por volta de 1840 e posteriormente em várias ilhas do Pacífico Sul entre 1850 e 1860. No início da década de 1870, as primeiras monarcas foram reportadas na Austrália e Nova Zelândia. Não está claro exatamente como e por que a emigração ocorreu. Uma possibilidade seria o transporte das monarcas em navios, tanto como larvas levadas a bordo com as asclépias do estaleiro ou como monarcas adultas que pousaram nos navios que fariam viagens oceânicas. É muito provável o envolvimento de humanos no processo, porém não se sabe até que ponto. O fato é que as monarcas da América do Norte conseguem voar mais de 2.200 Km durante a migração, quando elas deixam o Canadá e vão até a floresta Oyamel de México durante o início da estação de inverno. Sua chegada no México precede as homenagens ao "dia de los muertos" pois os habitantes locais acreditam que essas borboletas carregam os espíritos dos que se foram.



No nosso borboletário, a lagarta da Danaus p. mostrou-se de fácil produção e se adaptou muito bem ao criatório. Porém, a borboleta ainda está se adaptando ao criadouro. Lembramos que as vezes elas demoram mais de um ano para poderem se adaptar totalmente ao local.

São lagartas muito bonitas de se ver e as borboletas são um espetáculo a parte.












Na fase larval, a D. plexippus se alimente de Asclepias curassavica, planta mais conhecida como oficial-de-sala ou erva-do-rato.
Essa espécie faz sucesso no nosso borboletário.









Abraços Alados
Equipe Borboletário de Osasco
Secretaria de Meio Ambiente
Prefeitura de Osasco

Semana da Árvore - Domingo B

No domingo, dia 23 de setembro, o Parque do Jardim Piratininga abrigou o evento Domingo B de borboletas. Foi um domingo especial pois o borboletário ficou aberto para visitação, tivemos várias atividades de recreação e de lazer, além do rock and roll, que aconteceu na parte da tarde.

Já é o terceiro domingo temático que realizamos aqui no parque e tem sido cada vez mais divertido participar deste evento.

Teve contação de História com Rosemar Patrícia, que aliás estava inspiradíssima no dia!


A Cantora Isa Ferreira também compareceu e nos brindou com sua deliciosa voz.


A pequena exposição de artesanato foi sortida e alegrou todo o ambiente.



Aliás, alegria é o que não faltou para a criançada que estava no parque.


O borboletário também esteve aberto das 10 às 16 horas com todas as suas cores e belezas que voam.




Enfim, um domingo divertido, esperamos todos no próximo domingo B.

Semana da Árvore - Exposição da Coleção de Plantas Carnívoras de Márcio Calazans de Souza


Acompanhados por monitores e estagiários do Borboletário Municipal de Osasco, estudantes, professores e demais interessados em conhecer as características das diversas espécies de plantas carnívoras visitaram a exposição que aconteceu dos dias 18 a 22/09 na praça de eventos do Osasco Plaza Shopping, localizado à Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, n° 80, Centro.

 

 

A coleção de plantas carnívoras pertence a Marcio Calazans de Souza e sua paixão teve inicio ainda na infância com a ajuda de sua mãe, Dona Edith. Possui uma estufa com cerca de 200 plantas, onde mantém os cuidados necessários para o cultivo dessas plantas através do controle da água, acidez do solo, temperatura, umidade, iluminação e a alimentação peculiar dos vegetais.
 
 

 
 
As plantas carnívoras detêm habilidades para capturar insetos e animais através de enzimas digestivas, extrair compostos nitrogenados para seu próprio aproveitamento, por isso, habitam solos nobres e encharcados, com pouca disponibilidade de nitratos.
 
 
A equipe do borboletário de Osasco calcula que cerca de 2.000 pessoas visitaram essa exposição.
 

Osasco participa do 10º Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos


Técnicos da Prefeitura de Osasco participaram entre os dias 10 e 13 de setembro do 10º Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos. Desta vez, o encontro que acontece desde 2033 foi realizado na cidade de São Pedro, no interior de São Paulo. O objetivo do evento é discutir e avaliar os resultados e avanços da educação ambiental e a gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo junto aos autores que atuam nas bacias hidrográficas.
A Secretaria de Meio Ambiente de Osasco foi representada pela coordenadora de Educação Ambiental, Silzeni de Ângelo Lopes, e a Gestora e Engenheira Ambiental, Simony Fagundes. Ambas apresentaram o painel “Curso de Capacitação para Recuperação e Preservação das Nascentes Urbanas, também realizado pela SEMA Osasco com o objetivo de capacitar técnicos de prefeituras da região para a disseminação deste importante trabalho. Além do painel, as técnicas participaram também dos grupos de trabalho da Câmara Técnica de Educação Ambiental, representando o município.
 
O público alvo é constituído por educadores, formadores de opinião, membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas, prefeitos municipais, vereadores, técnicos de órgãos públicos e privados, ambientalistas e sociedade civil em geral. Durante o Encontro foram realizadas várias atividades como palestras, reuniões entre as entidades presentes, dinâmicas de grupo, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos. Temas com grande repercussão como Rio+20, cobrança pelo uso da água e saúde alimentar, estiveram presentes nos debates.
 
 

Secretaria de Meio Ambiente de Osasco inicia curso de skate no Parque Chico Mendes

Uma parceria firmada entre a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Osasco e o Instituto Império do Skate Social, levará ao Parque Chico Mendes aulas práticas e teóricas de skate para crianças e jovens de 6 a 13 anos de idade. O projeto será coordenado pelos skatistas Marcio Meiado e Anderson Carlos (conhecido como Batata), com larga experiência no esporte.




O projeto, além de estimular a prática do esporte e dos benefícios para a saúde dos praticantes, pretende incentivar a aparição de novos talentos, a exemplo de outros programas desenvolvidos.
O sucesso de eventos como a Megarampa, com apoio e transmissão da grande mídia tem reacendido o interesse pelo esporte, que tem adeptos e praticantes de todas as idades.
As inscrições gratuitas podem ser feitas na sala verde do Parque Chico Mendes - rua Lázaro Suave, 15 – City Bussocaba, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. A aula inicial acontece na próxima terça dia 2 de outubro, às 10h.