domingo, 16 de dezembro de 2012

Borboletas em extinção!!!

 

 





Dos cinco animais brasileiros presentes na lista da IUCN, apenas a borboleta Actinote zikani, encontrada na região da Mata Atlântica de São Paulo, possui o maior risco de extinção para o ICMBio. O órgão ambiental do governo brasileiro afirma que a destruição e a degradação do habitat, provocada principalmente pela poluição do Parque Industrial de Cubatão, contribuíram para o desaparecimento da colônia do Alto da Serra .



Já a Parides burchellanus, borboleta do Cerrado brasileiro, está na lista dos cem animais mais ameaçados do planeta por ter uma população de cem exemplares - a poluição é o principal fator de risco, diz a IUCN. Mas por ser encontrada em mais de um bioma do Brasil e ser preservada em unidade de conservação, o inseto tem pouco risco de ser exterminado, avisa o ICMBio.



É necessário que a população se organize para exigir do Governo Brasileiro planos e políticas de conservação, por isso a educação ambiental é essencial.
Conhecer um borboletário é mais do que um aprendizado sobre borboletas e lagartas, é um entendimento sistêmico de como funciona as relações que ocorrem entre plantas e insetos e como isso afeta todo o ecossistema.
Abraços Alados 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário