domingo, 2 de setembro de 2012

Borboletário de Diadema

O Borboletário Tropical Conservacionista Laerte Brittes de Oliveira,que fica em Diadema, comemora seis anos com a compra de 250 novas pupas (casulos), das espécies Ascia Monuste -“borboleta-da-couve”, Caligo ilioneus -“olho de coruja”, e Dryas iulia -“Julia”. Todas são provenientes do Sesc Pantanal, local de venda autorizado pelo IBAMA.
Um local para mergulhar no mundo das borboletas. É isso o que o visitante encontra no Borboletário Tropical Conservacionista Laerte Brittes de Oliveira, localizado no Jardim Botânico de Diadema, na Grande São Paulo. No espaço, inaugurado em 2005, é possível realizar visitas monitoradas para entrar em contato com mais de 400 borboletas de três espécies diferentes e conhecer o ciclo de reprodução do animal, que leva cerca de 70 dias.
Rosana Cardoso de Souza, coordenadora do borboletário, conta que, na natureza, de 100 borboletas, três a sete conseguem sobreviver, dependendo do ambiente. Já no borboletário, 60 a 80 de 100 borboletas sobrevivem. Para o passeio, que é gratuito, é necessário agendamento por telefone.

Borboletário de Diadema


O borboletário de Diadema passou por uma reforma de 60 dias com o objetivo de melhorar as condições oferecidas às borboletas e aos visitantes.Agora, depois de reformado, o viveiro e o berçário contam com área de 200 m².
O objetivo do borboletário é a preservação de espécies e a educação ambiental. Parte da produção do borboletário será introduzida no meio ambiente do Jardim Botânico, numa proporção de cinco borboletas soltas na mata, a cada dez unidades.
As borboletas são da espécie Dryas Iulia (Julia); Agraulis Vanilae (Pingo de Prata); Caligo Illioneus (Olho de Coruja) e Asciabuniae (Ascia). O viveiro possui telas de proteção e tem em seu interior várias espécies de plantas, que fornecem abrigo, alimento e local para deposição dos ovos.

Quem visitar o borboletário pode ainda conhecer o Jardim Botânico e algumas de suas 10 trilhas. No Jardim Botânico não há restaurante, por isso é bom levar lanche para matar a fome.

Borboletário de Diadema
Endereço: Rua Ipitá, 193, Jardim Inamar
Tel: 4059-7600
Funcionamento: das 9h às 16h
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário